domingo, 26 de fevereiro de 2012

Crônicas Manuel Botelho

Caros amigos, recebi uma grande honra, o direito de postar algumas crônicas do Prof. Engenheiro Manoel Henrique Campos Botelho, formado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1965, autor entre vários livros de "Concreto Armado Eu Te Amo".
Postarei suas crônicas aos poucos, (é claro que vou valorizar - risos)...

Enigma estrutural - Teste estático X  teste dinâmico
Como testar empiricamente uma laje de salão de baile

Por Manoel Henrique Campos Botelho , eng civil autor do livro “ Concreto armado eu te amo “, Vol 1 e 2
abril  2003

A história
Recentemente no Estado de S.Paulo ruiu uma estrutura de um clube durante um show de roque pauleira. Houve muitas mortes e feridos. Face a isso recebi dois email (s) com o mesmo assunto. Dois engenheiros municipais de duas cidades deste nosso pais contaram-me que já enfrentaram o seguinte problema:
Seja  uma estrutura concebida estruturalmente para um fim ( por exemplo para estocar matéria prima ) e com carga acidental de projeto da ordem de 400 kgf/m2. Admitamos que a estrutura foi construída atendendo ao projeto estrutural, ou seja cargas estáticas de até 400 kgf/m2 são plenamente aceitáveis. Eis que há uma mudança de uso e essa laje passa a ser usada para shows de roque pauleira com todo o mundo pulando e com carga estática ( participantes por hipótese parados ) já se aproximando da carga de projeto. Com a agitação dos participantes as condições de esforços, agora dinâmicos  seguramente ultrapassarão os limites de projeto.
Prefeitos cuidadosos, que não são a maioria , lamentavelmente, pedem ao engenheiro municipal que faça um teste com a estrutura para liberar a estrutura para uso nesses shows. Regra geral o engenheiro municipal encarregado da verificação da estrutura para esse novo uso só poderá fazer um teste estático por exemplo carregando a estrutura com sacos de areia simulando as cargas. Agora fica a questão : com que carga de teste estático deveremos testar a estrutura em condições dinâmicas ????????????. A carga estática do projeto e admitindo-se a observância do projeto na execução da obra foi 400 kgf/m2.
Ficam as seguintes questões:
1) Qual deve ser a carga de teste para simular a situação da estrutura durante o show de rock pauleira ( heavy metal dizem os gringos ).
2) É possível simular com teste estático uma situação dinâmica ?
Não respondi ainda aos dois consulentes e espero a colaboração dos colegas para ajudá-los nesta questão que os livros não contam e que corresponde a uma realidade constante face ao surgimento de novas casas de show e academias de ginástica.
Quando responder aos dois consulentes desesperados darei crédito das colaborações estruturais recebidas dos amigos.
Um abraço

Manoel Henrique Campos Botelho


Resposta de um consulente:
Botelho
A prova de carga é a melhor das provas. Sugiro que o colega municipal  promova em cima da laje em pauta bailes seguindo estritamente a ordem seguinte:
- Baile da Saudade com o conjunto musical Vovôs da Valsa,
- Baile com o conjunto " Angels of Heaven " ( Anjos do Céu )
- Baile com o conjunto "  Angels of Hell  " ( Anjos do Inferno )
- Baile com o conjunto " The Demons of Heaven " ( Demônios do Céu )
e finalmente,  se nada, mas nada mesmo  aconteceu:
- Baile com o conjunto " The Demons of Hell ".( Demônios do Inferno )

Se tudo der certo, libere em geral....
Se você não acredita na diferença entre cargas estáticas e cargas dinâmicas pegue o peso de 1 kgf e coloque numa balança de mola ( dinamômetro ) . Ao se colocar, mesmo com cuidados, esse peso de 1 kgf a balança chegará a valores próximos de 1,5 kgf só depois retornando para mostrar a medida de 1 kgf. Por décimos de segundos ocorreu uma carga dinâmica. Nos salões de baile a solicitação dinâmica acontece quase que continuamente.

abril  2003

Manoel  Henrique  Campos  Botelho - Eng. Civil

2 comentários:

  1. É, faz os bailes, vê se cai e os idosos morrem, porque não?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale nem responder, mas vou te dar um dica: Procura um dicionário.

      Excluir