quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Abertura

Olá a todos! Blog aberto!
Convido-os á falarmos de Belém e de nossa Engenharia.
Espero conseguir levar a vocês assuntos técnicos, éticos, curiosidades e o que der papo.
Conto com a participação de todos para enriquecer o blog com comentários, idéias e críticas.

Para começar, separei algumas fotos de obras que estão no nosso caminho.
Depois de prontas, esquecemos de como elas são especiais e que tem muita engenharia nelas.

1- O pórtico de entrada do Clube Assembleia Paraense.
Projeto do Arq. Aurélio Meira, é uma estrutura mista de concreto protendido e estrutura metálica. Ela só tem o apoio da parede do lado esquerdo de quem entra na AP, a cobertura é um imenso balanço engastado nesta parede.

2- As torres da Construtora Village, Sun e Moon.
Projeto do Arq. Walter Borges, a Village foi ousadíssima e construiu os prédios residenciais mais altos de Belém, com 40 andares cada. Acho que lá de cima deve dar pra ver até a África (rsrsrsrsrsrs).

3- O Centro de Convenções Hangar.
Projeto do Arq. Paulo Chaves e equipe, transformou um velho hangar da aeronáutica em um belíssimo centro de convenções. A estrutura nova ao lado é um prédio em concreto protendido com a laje do salão principal com um vão livre sem pilares de 25 por 60metros.

4- Pórtico do Condomínio Água Cristal.
Projeto do Arq. Raul Ramos.
O Arq. Raul Ramos surpreendia a cada novo empreendimento, belos e ousados. Brincávamos no escritório que ele e o Eng. Kimico não podiam sentar juntos pra analisar projetos, porque sempre culminava em algo fantástico, porem, nós (reles mortais)  penávamos para calcular e executar depois.

5- Ed. Comercial Síntese Plaza.
Projeto do Arq. Raul Ramos, esta obra ainda está em execução, ela terá no meio do prédio uma praça aberta, saindo da projeção da torre com uma estrutura em balanço de concreto protendido.



Bom, estas estavam na mão, depois procuro outras.
O próximo post terá um assunto técnico, falarei sobre Instabilidade e efeito de 2a ordem nas estruturas.
Matéria responsável por um bocado das patologias em nossos prédios.
Será um assunto legal para quem quer entender melhor o que fazemos no cálculo estrutural e também para os curiosos, porque todo brasileiro é assim né, tem um pouco de médico, de engenheiro, de advogado... (rsrsrs)
Grande abraço.




2 comentários:

  1. Muito interessante a idéia do blog. Gostei muito da escolha do tema de abertura do Blog e mesmo os leigos no assunto vão se interessar e contribuir com discussões sobre os temas propostos pelo autor. Parabéns pela iniciativa.
    Tânia Viana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, realmente uma verdadeira aula de calcula estrutural. Estou no aguardo do próximo assunto, que por sinal, é muito interessante. Eng.MSc Erico Lisboa

    ResponderExcluir