domingo, 13 de outubro de 2013

Círio de Nazaré

Olá amigos!
Neste fim de semana, vivemos em Belém uma experiência espiritual que palavras não podem descrever,
No segundo domingo do mês de Outubro homenageamos em diversas procissões Nossa Senhora de Nazaré, A Mãe de Jesus. São mais de dois milhões de pessoas participando da procissão que ocorre no domingo. Um mar de pessoas numa caminhada de Fé de 3,6 km que emociona e nos faz renovar as esperanças em um mundo melhor.
Hoje em dia, a homenagem começa desde a sexta feira, com o translado da Imagem Peregrina, passando pelas cidades de Marituba e Ananindeua, cidades satélites a Belém. Acompanhada por milhares de carros, motos e ciclistas, no sábado a Imagem atravessa Belém de carro até o distrito de Icoarací e de lá segue em Romaria Fluvial de volta a Escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas, um belo ponto turístico de Belém. De lá, motociclistas A aguardam para acompanha-La em romaria até o Colégio Gentil
A noite a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré faz a transladação. É o mesmo percurso da procissão principal do domingo, porem no sentindo inverso.
É claro, no meio destes eventos existem a celebração de diversas missas, homenagens e cerimônias tradicionais da Igreja Católica e ainda outras tradicionais romarias que se realizarão durante os próximos dois finais de semana.
A Festa encerra no quarto fim de semana do mês de Outubro, no domingo a noite, seguida de um show pirotécnico de fogos de artifício.
Informações coletadas do site oficial do Círio de Nazaré.

Este ano, participei da Romaria da Transladação, com minha esposa e um casal de amigos, aproximadamente umas duas horas de caminhada, pois viemos na frente da "Santinha", na frente é um pouco mais rápido.
São milhares de pessoas em volta, porem um momento de imensa tranquilidade. No meio de toda a balbúrdia, entramos em conexão com nosso intimo e ficamos mais próximo de Deus, oramos, pedimos perdão pelos nossos erros, agradecemos as bençãos, fazemos pedidos a Santa e pagamos nossas promessas.
O "passeio" também permite olharmos pra arquitetura de nossa cidade, colonizada por portugueses, com muitos prédios históricos já tombados como patrimônio. Nossa cidade é muito bela e na correria do dia a dia até esquecemos de apreciar sua beleza.
Sou muito grato mais uma vez por essa experiencia, por estar ao lado de minha esposa e de amigos.
Viva Nossa Senhora de Nazaré.
Foto enviada ao meu celular, na passagem da Berlinda durante a Transladação, pelo amigo que nos acompanhava na procissão.