sábado, 21 de fevereiro de 2015

ESTRUTURA PRÉ FABRICADA DE CONCRETO ARMADO

Amigos, bom dia!
Participei recentemente de duas belas obras de engenharia de uma cidade próxima a Belém. São duas edificações industriais em concreto armado pré fabricados.
Particularmente acredito muito no potencial das edificações com elementos pré fabricados e por isso vale o destaque aqui.


A obra é um complexo de geração de energia, com torres metálicas altas, caldeiras, geradores e etc. Nosso foco aqui são as estruturas pré fabricadas de concreto armado.

Em primeiro plano nas fotos acima e abaixo temos um "esqueleto" formado por vigas e pilares pré fabricados de concreto armado que sustentarão a estrutura e equipamentos de resfriamento do complexo. Esta edificação é denominada Torre de Resfriamento.

São pilares e vigas pré fabricados, concreto de 35 MPa, peças com comprimento máximo de 10m pesando 3,5 Toneladas cada.



A segunda edificação é o prédio da casa de força, também 100% com estrutura pré fabricada em concreto armado.













A casa de força é uma edificação de 5 pavimentos, com sobre cargas variando de 500 a 1000 kgf/m² mais cargas de equipamentos em torno de 1000 kgf/m² distribuídos nas lajes.
O mesmo prédio abriga uma ponte rolante de 55 toneladas posicionada a aprox. 13m de altura para movimentação de equipamentos.
A informação da ponte rolante é de extrema importância no dimensionamento estrutural, não só pelas 55 toneladas de sua carga vertical, mas principalmente pela carga horizontal possivelmente ocasionada pela frenagem e aceleração da ponte.
Sendo a estrutura pré fabricada, seus nós de ligação entre vigas e pilares não nos dão uma perfeita solidarização entre as peças, tornando a estabilidade global da estrutura um fator de dimensionamento crucial da estrutura.



Os pilares pré moldados resultaram elementos de seção 40x70cm de 18m de comprimento pesando em torno de 13 toneladas cada.



As vigas pré fabricadas são peças confeccionadas com aproximadamente 7,5m de comprimento pesando aproximadamente 3 toneladas cada.
Repousadas sobre aparelhos de apoio de neoprene nos consolos dos pilares.
As lajes foram painéis de 4cm de espessura e 100cm de largura com enchimento em EPS para formação de nervuras pré fabricadas, totalizando com a capa uma laje de 25 cm de espessura.








A cobertura também foi estruturada com peças pré fabricadas de concreto armado, formada por tesouras com tirantes para vão de 18m e terças de 6m e 7,5m de vão.






Enfim:
Excelente controle tecnológico dos materiais.
Perdas e desperdícios zero.
Prazo de execução reduzido.
Diminuição de operários no canteiro de obra.

Resultado, cliente satisfeito.


Até mais amigos!!!
Marcello Athayde